Feira EcoSolidária de junho terá lançamento do livro sobre a comunidade Quilombola Morro do Boi
- ITCP
- 3 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
A Feira Universidade ECOSOLIDÁRIA de junho acontece na próxima quinta-feira, 09, na Univali do Campus Itajaí. A feira objetiva estimular o consumo consciente e a geração de renda para os empreendimentos de economia solidária da região, além de proporcionar a integração entre comunidade, empreendimentos e público acadêmico.
Nesta edição será realizado o lançamento do Livro “Crescendo na Comunidade Quilombola Morro do Boi”. O livro é de autoria da jovem da comunidade Sayonara Nancy Leodoro e registra a história do Quilombo do Morro do Boi de Balneário Camboriú sob ótica de uma moradora da comunidade. "Entre tantas narrativas históricas e antropológicas sobre os quilombos e seus remanescentes, esta tem um encanto a mais por ser contada por alguém que vive a história do lado de dentro e conhece os seus detalhes e particularidades. A questão das terras, o protagonismo das mulheres, a religiosidade e a cultura, entre outras", explica a Profª Leila Andresia Severo Martins da ITCP Univali.
De acordo coma Profª Leila, Sayonara despertou o interesse em contar a história de sua família com a visita de educadores membros de uma entidade espanhola dedicada ao trabalho com crianças e adolescentes, que vieram num intercâmbio de experiências em economia solidária entre Brasil e Espanha. Acompanhados por Idalina Maria Boni, na época técnica da ITCP, estes estimularam Sayonara a contar a história da comunidade.
A produção do livro contou com a parceria da ITCP Univali no processo de pesquisa e registro, na diagramação e impressão. O lançamento do livro acontece às 16h30, na Feira Ecosolidária. A feira é realizada em frente à Biblioteca Central da Univali, das 9 às 21 horas. O evento é uma iniciativa da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e do Fórum Litorâneo de Economia Solidária e pelas Relações Políticas.
Mais informações: (47) 3341 7968 - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

Comments