ITCP UNIVALI participa do First EU-Brasil Fair and Ethical Trade Consulation Forum
- ITCP
- 25 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

Em razão do seu conhecimento, experiência e envolvimento ativos no comércio justo e solidário, a ITCP UNIVALI foi convidada a participar do Primeiro Fórum de Discussão sobre Comércio Justo e Ético entre União Europeia e Brasil. Na ocasião a analista de projetos, Fabiana da Silva Oliani, representou a Incubadora.
O Fórum foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de mais de 100 representantes dos mais diversos segmentos do comércio justo, estiveram presentes as principais organizações europeias e internacionais do Comércio Justo, incluindo WFTO (World Fair Trade Organization), CLAC (Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo) e o Centro de Comércio Internacional, um dos principais players e importadores de diferentes países da UE e das principais organizações que promovem o comércio justo e ético no Brasil. Também estiveram presente o FACES (Fórum de Articulação do Comércio Justo e Solidário), Bio Fairtrade Brasil; Representantes da União Européia (UE), da SENAES (Subsecretaria Nacional de Economia Solidária), da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), além de universidades, empreendimentos econômicos solidários entre outros.

O evento foi promovido pela Delegação da União Européia no Brasil com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro como forma de estreitar os laços de produtos de comércio justo. Isto porque neste segmento, mais de 75% das vendas globais ocorrem no mercado europeu, principalmente na Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Bélgica, França e Portugal onde, no entanto, a demanda do consumidor é superior à oferta interna disponível.
Teve por objetivos promover as relações políticas e econômicas entre a UE e o Brasil, mantendo amplas relações com instituições governamentais e aumentando a conscientização sobre a UE, suas instituições e seus programas. Além disso, foi possível monitorar a implementação da Parceria Estratégica UE / Brasil informando ao público sobre o desenvolvimento da UE e explicar suas políticas em relação ao comércio justo.

O Fórum foi uma oportunidade única para todos aqueles que fomentam o comércio justo no Brasil. Se caracterizou com um importante incentivo para esse formato comercial alternativo ganhar o mercado internacional com associações, cooperativas, coletivos de agricultores familiares e trabalhadores autônomos. Organizações brasileiras como Faces do Brasil, Justa Trama e Bio Fair Trade participaram do encontro que aconteceu no Hotel Pestana, em Copacabana, com palestras sessões de networking e match-making para a participação do negócio e workshops práticos para ajudar produtores brasileiros a serem fornecedores da União Européia.
Com esta iniciativa da UE novas oportunidades de negócio e de estudos surgiram, reforçando os fluxos comerciais de produtos justos e éticos entre a UE e o Brasil. A programação contou com uma série de sessões importantes, incluindo a apresentação do mercado da UE e o sistema de certificação internacional para produtores brasileiros; a visão geral do quadro brasileiro para o comércio justo e ético e a apresentação das melhores práticas no Brasil; a organização de várias oficinas com foco nas principais discussões práticas e, finalmente, a abertura de diferentes janelas de rede para a realização de negócios.

Com o Fairtrade, você tem o poder de mudar o mundo todos os dias. Com escolhas simples de compras, você pode obter um melhor negócio para os agricultores. E isso significa que eles podem tomar suas próprias decisões, controlar seu futuro e levar a vida digna que todos merecem. Fairtrade é uma maneira simples de fazer a diferença na vida das pessoas que
cultivam as coisas que amamos. Fazemos isso mudando a forma como o comércio funciona através de melhores preços, condições de trabalho decentes e um acordo justo para agricultores e trabalhadores em países em desenvolvimento.

Comments