ITCP realiza GTE com a rede de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Itajaí
- ITCP
- 20 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mar. de 2018
Na tarde de quarta feira (08/11), foi realizada na UNIVALI mais uma edição do Grupo de Trabalhos e Estudos (GTE) da Rede de Cooperativas de Catadores. O encontro, realizado com o objetivo de formar, capacitar e integrar os cooperados, reuniu 13 integrantes de 4 Cooperativas da região, sendo: COOPERFOZ (Itajaí), COOPERMAR (Balneário Camboriú), COOPERITAPEMA (Itapema) e RECINAVE (Navegantes).
Organizada pela ITCP, em parceria com o Laboratório de Educação Ambiental (LEA); Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos (LGVR); Grupo Sustenta Habilidade e Acadêmicos do Artigo 170, esta edição do GTE teve como ponto principal o debate sobre a Logística Reversa, assunto contextualizado por meio da apresentação de situações rotineiras das cooperativas, trazidas pelos próprios participantes.

O debate ocorreu por meio de uma dinâmica chamada de Café Compartilha, na qual os participantes (cooperados e bolsistas) são reunidos em um ambiente acolhedor, acompanhado de um delicioso café, e incentivados a debater em grupos sobre alguns tópicos sugeridos. Dentre os assuntos, adequados à realidade de cada município, estavam: a importância da cooperativa na Logística Reversa, as responsabilidades de cada um dentro do processo (de quem é a responsabilidade? Consumidor? Fabrica? Cooperativa?), o papel da coleta seletiva na Logística Reversa e a relação entre o consumidor e a Logística Reversa.


Além do foco na valorização do conhecimento popular, o GTE também teve como objetivo prestigiar as especificidades de cada um dos Laboratórios parceiros dentro da Universidade, promovendo a integração e aprimoramento do conhecimento técnico científico, e tornando-se um excelente momento de troca de saberes e experiências.
Segundo os cooperados, que concluíram esta oficina incentivados por novas ideias e cientes da importância de seu trabalho e de sua participação dentro do processo de construção do conhecimento, integração e troca foram as palavras que definiram o encontro.
Comments