ITCP Univali organiza o III Encontro do Fórum Litorâneo de 2017 com Oficina para Fundo Solidário
- ITCP
- 4 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Na manhã de terça-feira, 29/08, foi realizado novo Encontro Regional de Políticas Públicas de Economia Solidária da Região Litorânea (Fórum Litorâneo) de 2017, desenvolvido com o objetivo de fortalecer o movimento da Economia Solidária em nossa região.
Tais fóruns (municipais, regionais, estaduais e o nacional) funcionam como um espaço de articulação dos empreendimentos de economia solidária, entidades de apoio e fomento e de gestores públicos, incentivando as definições de políticas relacionadas à Economia Solidária, integrações das pautas das finanças solidárias e articulações de oficinas e formações. Além disso, colaboram para a criação de conselhos regionais e municipais, além de fomentar outros debates e/ou definições voltadas ao universo da Economia Solidária nos municípios que constituem os Fóruns (no caso do Fórum Litorâneo, são: Itajaí, Porto Belo, Itapema, Brusque, Balneário Camboriú, Navegantes, Penha, Piçarras e Barra Velha).

Este encontro promoveu novos aprendizados, com esclarecimentos a respeito da organização dos Fóruns (origens, estruturas e formas de funcionamento) e de contextualizações um pouco mais amplas a respeito do campo da Economia Solidária no Brasil. Além disso, tendo em vista que a ITCP participou de importantes reuniões nos dias 14 e 15 de agosto, o encontro serviu para repassar ao grupo presente, as informações sobre estes acontecimentos, sendo eles: a Reunião do Fórum Catarinense de Economia Solidária, Reunião do Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária, e a Entrega do Plano Estadual de Economia Solidária ao secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin.
Outro ponto repassado e debatido em grupo foi o planejamento das Audiências de Políticas Públicas Macrorregionais, que serão realizadas com o objetivo de apresentar o Plano Estadual de Economia Solidária aos municípios (agrupados de acordo com a proximidade das regiões que ocupam no estado). A finalização de tais Audiências (que ocorrerão em datas pré-estabelecidas para cada região) está prevista para o final do mês de novembro.
O encontro do Fórum Litorâneo reuniu cerca de 40 pessoas, entre integrantes da ITCP e representantes dos empreendimentos e foi encerrado com um almoço solidário com todos os participantes.
Na tarde deste mesmo dia, realizou-se também a Oficina de Organização do Fundo Solidário do Fórum Litorâneo de Ecosol. Tal oficina marca mais uma etapa das atividades iniciadas em março deste ano, desenvolvidas com o objetivo de criar um Fundo Solidário (criar um link para uma página que tenha uma explicação sobre o que é o fundo solidário) que atenda os empreendimentos que fazem parte do Fórum Litorâneo. Nesta oficina os participantes contaram também com a presença de Ieda Cipriani, que compartilhou com os demais as experiências do Fundo Rotativo Integridade, da RESVI (de Blumenau), do qual ela é tesoureira. O momento promoveu uma rica troca de experiências e saberes, marcando de forma muito positiva o encerramento das atividades do dia.

Comentarios